Biogás:
Biogás é um tipo de mistura gasosa de dióxido de carbono e metano produzida naturalmente em meio anaeróbico pela ação de bactérias em matérias orgânicas, que são fermentadas dentro de determinados limites de temperatura, teor de umidade e acidez.
Funcionamento:
Pode ser produzido artificialmente com o uso de um equipamento chamado biodigestor anaeróbico.
O metano, principal componente do biogás, não tem cheiro, cor ou sabor, mas os outros gases presentes conferem-lhe um ligeiro odor desagradável.
Vantagens:
-A substituição do GLP, um derivado de petróleo importado;
-Comodidade e segurança para o consumidor, vantagens inerentes ao gás canalizado;
-Não é necessária a sua purificação, removendo-se apenas os líquidos condensados ao longo -das vias de captação e distribuição;
-Os equipamentos adaptados mostraram um desempenho razoável;
-As donas-de-casa que utilizam o gás têm se mostrado satisfeitas com a mudança pois, a chama é bastante limpa, não deixando resíduos de fuligem nas panelas.
Desvantagens:
- A quantidade de energia gerada pelo biogás não é constante, variando ao longo do período de produção;
- Em função da Directiva Comunitário relativa a aterros, no futuro será minimizada a deposição de resíduos biodegradáveis em aterro, pelo que as instalações de recuperação de biogás de aterro terão um tempo limitado de existência;
- Alto período de recuperação do investimento.
Em Portugal :
Actualmente, existem 4 centrais de valorização energética do biogás em Portugal com uma potência total instalada de 4,9 MW.