A energia hidroeléctrica provém da força das águas, produzida através do potencial existente num rio, reflectido nos desníveis naturais ou artificiais.O princípio da energia hidroeléctrica, ou das marés, consiste em utilizar a energia potencial da água para a converter de seguida em energia cinética e, ao fazer rodar turbinas, gerar electricidade.Este sistema envolve a construção de uma barragem num local afectado pelas marés (por exemplo, um estuário ou um rio) que tem um mecanismo simples embora relativamente avançado.
Como funciona:
Vantagens: A grande vantagem desta forma de energia Rentável é ser e poderosa. Além disso é uma fonte de energia limpa e renovável.
Desvantagens:
Porém, esta forma de energia traz uma série de problemas:
-é muito dispendiosa em termos de construção: os custos capitais estão estimados entre $ e 1200 $ 1500 por Capacidade de Kilowatt.
-São NECESSÁRIAS grandes Quantidades de água para poder funcionar, e é de referir que grandes barragens acabam por compensar Financeiramente mais depressa os custos de construção que barragens pequenas.
-destroi habitates naturais de pássaros e por vezes, são encontrados animais mortos nas turbinas.
-impossibilita a navegação (na maior parte dos casos).
Em Portugal:
A nível nacional, existem muitas barragens construidas para efeitos de Produção de Electricidade. No entanto, os locais de construção nem sempre são os mais adequados e por vezes, até já no decorrer da sua construção, Levantam-se vários tipos de problemas como foi o caso do Alqueva.
Exemplos de barragens em Portugal:
• Barragem da Bemposta (Rio Douro)
• Barragem de Avis
• Barragem de Castelo do Bode (Rio Zêzere)
• Barragem da Caniçada (Rio Cávado)
• Barragem do Pocinho (Rio Douro), a qual Permite a navegação.
• Barragem de Caima