Planeta Terra

Planeta Terra
Save The World

Energia Eólica

Energia Eólica:


A Energia Eólica é a energia cinética do vento que se consegue utilizar para efectuar trabalho mecânico, o qual pode ser utilizado directamente ou indirectamente. o trabalho mecânico pode ser utilizado também indirectamente, tanto para bombear água, como para produzir energia eléctrica. Sendo a energia, obtida através da conversão da energia cinética do vento em energia directamente utilizável: electricidade, a energia eólica é, por isso, uma energia inesgotável

Funcionamento:

O modo de funcionamento tem como base a turbina de vento*, que não é mais do que uma espécie de “moinho de vento de design aerodinâmico avançado”. Este, é normalmente constituído por duas ou três pás de grandes dimensões, que se encontram agarradas a um rotor. As lâminas (ou pás), convertem a energia do vento para um eixo que roda. Este, está ligado a uma caixa de velocidades que aumenta a velocidade de rotação do eixo, para aumentar a sua eficácia. A caixa de velocidades, por sua vez, está ligada a um gerador por meio de um outro eixo. E é precisamente no gerador que se dá, finalmente, a conversão da energia mecânica em energia eléctrica. Há ainda uma transmissão de orientação, que serve para rodar toda a turbina consoante a direcção do vento.


*Existem dois tipos de turbinas: com eixos horizontais ou com eixos verticais. Como as turbinas com eixos verticais são as mais comercializadas, é delas que se vai tratar.


E assim, a partir da energia cinética do vento, obtém-se a energia eléctrica que utilizamos em casa.




Aspectos positivos:

Não poluí; é renovável; é barata (ao fim de três meses, uma turbina já gerou energia suficiente para pagar os custos da sua construção e manutenção); não é nociva aos seres vivos; pode ser muito vantajosa se utilizada em ilhas; fornece postos de trabalho; tem um aproveitamento significativo da energia cinética do vento (59%).

Aspectos negativos:

Para ser rentável, uma turbina necessita de ser construída num local que tenha pelo menos, em média, ventos na ordem dos 21km/h; para se produzirem 1200 megawatts (o mesmo que produz uma central nuclear) é necessária uma área de cerca de 300 km2,que é equivalente à área total ocupada por Malta, ou o dobro da área ocupada pelo Liechtenstein; o tempo médio de vida de uma turbina é cerca de 20 anos; as turbinas são grandes e tem que ser construídas em sítios visíveis; as turbinas fazem algum ruído embora as mais modernas já quase não o façam.





Em Portugal:

A nível nacional, a tecnologia chegou mais tarde mas, dos 8 MW (megawatts) instalados até 1996, maioritariamente nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, passou-se rapidamente para os 51 MW hoje instalados. A existência de um grande número de empresas interessadas em instalar parques de aerogeradores leva a pensar que este valor possa a vir a aumentar nos próximos anos.


O concelho de Vila do Bispo apresenta boas condições para o aproveitamento dos ventos. Dois parque eólicos, os de Vale de Cavalos e de Fontes dos Monteiros, com um total de potência instalada de 13 mil KVA, entraram em funcionamento em 1998.