Planeta Terra

Planeta Terra
Save The World

Energia Solar

Energia Solar:

A energia solar é aquela energia obtida pela luz do Sol, que pode ser transformada em outras formas de energia como calor ou electricidade usando painéis solares.



A energia solar divide-se em dois tipos: Fotovoltaica e Térmica.


Um painel fotovoltaico é constituído por aproximadamente 36 células fotovoltaicas que convertem energia solar em electricidade. Essa conversão é conseguida pela geração de uma diferença de potencial eléctrico através de radiação.

Vantagens:
 
- não polui durante seu uso( não liberta gases com efeito de estufa, não produz ruído);



- inesgotável e não poluente;


- custos de operação reduzidos e custos de manutenção quase inexistentes;


- os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo, o que torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável;


- é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso;


  -criam postos de trabalho, sobretudo a uma escala local ( electricistas, instaladores, equipas de manutenção);


- Alta fiabilidade.



Desvantagens:
 
- Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado;



- Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia;


- Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve);


- Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar;


- As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes.

Funcionamento:

A energia solar térmica funciona através de painéis que captam a radiação do sol, que depois é armazenada num depósito. Pode ser usada para aquecimento de piscinas, do ambiente ou produção de água a elevadas temperaturas para uso industrial, entre outras aplicações.



Portugal é dos países europeus com mais horas de exposição solar, o que faz com que seja dos mais apetecíveis para a exploração deste tipo de energia renovável. Nos últimos anos, o avanço das tecnologias de aproveitamento de energia solar tem sido acompanhado de uma redução do seu custo, tornando-a uma fonte de energia cada vez mais atraente.





Potencialidades da Energia Solar a nível Nacional:


Entrou em funcionamento em 27 de Março de 2007 a Central Solar Fotovoltaica de Serpa (CSFS), a maior unidade do género do Mundo. Fica situada na freguesia de Brinches, Alentejo, Portugal, numa das áreas de maior exposição solar da Europa. Tem capacidade instalada de 11 MW, suficiente para abastecer cerca de oito mil habitações.


Potencialidades da Energia Solar a nível mundial:


Em 2004 a capacidade instalada mundial de energia solar era de 2,6 GW, cerca de 18% da capacidade instalada de Itaipu. Os principais países produtores, curiosamente, estão situados em latitudes médias e altas. O maior produtor mundial era o Japão (com 1,13 GW instalados), seguido da Alemanha (com 794 MWp) e Estados Unidos (365 MW)



Outras Potencialidades:
Muito mais ambicioso é o projecto australiano de uma central de 154 MW, capaz de satisfazer o consumo de 45 000 casas. A redução de emissão de gases de estufa conseguida por esta fonte de energia limpa será de 400 000 toneladas por ano.


 
Produção em casa


À semelhança de outros países do mundo, em Portugal desde Abril de 2008 um particular pode produzir e vender energia eléctrica à rede eléctrica nacional, desde que produzida a partir de fontes renováveis. Um sistema de microprodução ocupa cerca de 30 metros quadrados e permite ao particular receber perto de 4 mil euros ano.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Fotovoltaico autónomo:

As pessoas que se interessam por uma instalação deste tipo têm a intenção de se tornarem independentes da companhia de electricidade ou quando não tem acesso a energia da rede.





Vantagens:

Este sistema é vantajoso quando temos:





- vivendas uni familiares afastadas em zonas rurais que seja para uso contínuo ou para fins-de-semana;


- instalações agrícolas que necessitam de corrente eléctrica para equipamentos eléctricos, tais como bombas hidráulicas ;


Este sistema é ligeiramente diferente pelo facto de:

- ter um conjunto de baterias para armazenamento de energia;

- um regulador para controlar o estado das baterias;

- Certos inversores são capazes de receber energia de outra fonte e assim mandar essa energia para as baterias podendo assim utilizar esta vantagem, para carregar as baterias quando existem vários dias de chuva.



Comodidade:

Uma instalação fotovoltáica autónoma é um projecto fechado, com dispositivos concretos que foram escolhidos com base nos cálculos de consumo previsto. Se esse consumo aumentasse sem estar previsto, seria necessário proceder a alterações para assegurar o abastecimento.




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Solar Térmico:


A aplicação à qual melhor se adapta a energia solar é a obtenção de Água Quente Solar, já que devemos manter a água a uma temperatura entre 40ºC a 50ºC durante todo ano.




Os dois principais tipos de sistemas de energia solar térmica são:


- Circulação em termosifão;


- circulação forçada;





Sistemas de circulação normal/Termosifão:

No sistema de termosifão a água aquecida pelo Sol no colector, sobe "empurrando" a água mais fria do depósito, forçando-a a tomar o seu lugar, descendo, para subir novamente quando, por sua vez for aquecida. O depósito deve ficar acima do colector, senão dá-se o fenómeno inverso quando já não houver sol (termosifão invertido).






Estes sistemas são compostos pelo colector solar, depósito acumulador, purgador, vaso de expansão e outros pequenos acessórios.








Sistemas de circulação forçada:

Nas situações em que não é viável a colocação do depósito acima da parte superior dos colectores e para os grandes sistemas, em geral é necessário usar bombas electrocirculadoras para movimentar o fluido térmico. A bomba poderá ser comandada por um sistema de controlo automático (o comando diferencial).






O sistema de controlo está regulado de modo a pôr a bomba em funcionamento logo que a diferença de temperatura (Tout - Tdep) entre os colectores e o depósito seja de 5 ºC.